13 maio 2005

Resposta ao Senso Comum


O senso comum é fundamental. Não ignoro que existe uma filosofia do senso comum que nos mantém escorreitos de cabeça neste mundo enganador. Deve ter sido um momento horrrível esse em que a ICAR teve de admitir que a Terra não era o centro do Mundo. E ainda hoje nos comportamos como se o Homem fosse o sentido final de uma Criação. Gostei muito do seu comentário. Devo-lhe dizer que vivo dos comentários do blog. Se a. falta mais de uma semana preocupo-me. Se b. vem todos os dias acho que está a atrasar-se na pesquisa. Se o c ou o d. não dizem olá julgo que arranjaram emprego. Se e, f, g. ou h não sublinham algum post tenho a certeza que é mau. O blog é como a acáciazinha da Toada de Portalegre do Régio: humanizam-se coisas brutas e têm-se esperança tais que será bom ter pudor de as contar seja a quem for. Mas estava a falar do seu comentário e desculpe-me o desvio. Anotei a precaução. Não devemos ser sobreinterpretativos. A selecção sexual não foi a força mais pressionante da evolução. Ou pelo menos a única. Os lábios não imitam as lábia. As mulheres não os tornam vermelhos, brilhantes, húmidos para simular o momento em que, entre as pernas, sob o Monte de Vénus e o triângulo de Púbis, os outros lábia ficam vermelhos, húmidos, brilhantes. É por acaso. Para intimidar as outras mulheres, para espantar as crianças. Para alegrar os gatos, esse animal misterioso que só parece comunicar com as mulheres e os poetas misantropos.
Vencido nos lábios volto-me, cheio de senso comum, para as mamas. Peço-lhe desculpa mas não consigo deixar de me comover de cada vez que assim me volto. Vou reflectir bem no que lhe vou dizer em seguida. As mamas têm, na nossa espécie, essa duplicidade de servirem simultaneamente à nutrição dos lactentes e à divagação erótica dos maiores. Ora se as mamas fossem o design dos lactentes elas seriam concerteza o biberão perfeito da Chicco, ou a mamadeira da Nuk, um saco acabando numa teta oblonga, uma réplica da representação cicládica e zulu. Acredite um pouco em mim. Confesso-lhe que, por capricho das sortes, já demorei muito mais tempo na observação da mama nutritiva que da outra. E sempre, antes da hipótese evolutiva me ter dado a sua graça, me intrigou o esforço que o recém nascido faz para abocanhar com êxito aquele mamilo pequeno implantado numa esfera que ameaça abafá-lo. Pode ser duro de admitir e ir contra o senso comum. Mas as mulheres ancestrais tiveram essa arte de preservar a lactação e umas mamas protuberantes, cheias de orgulho antigravitacional. Mesmo que nem o Bruno esteja comigo, sinto que tenho razão.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

que texto grande nam tenho pacenca pra ler isso nam hum hum

segunda-feira, agosto 17, 2009  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial