04 janeiro 2005

sms

Com o sms tu percebes quem está do outro lado. É numa escrita assim que uma pessoa se revela. Xoxo, sonsa, chata (as chats ficam muito chats, tem cuidado). Ah mas também certeiro, fulminante (palavra proibida em sms), rápido, directo, cheio de humor, criativo (tantas palavras novas e que achados de sintaxe). Foi nos sms que a Paula percebeu que afinal o Horácio era chato e deixou de lhe achar piada, o que, devem saber, anuncia nas mulheres o fim do encantamento.
Nos sms não precisamos de dizer mais do que aquilo. Podemos desertar a toda a hora sem aqueles silêncios horríveis do telefone. Aliás o telefone encontra-se em extinção. Preciso lá de saber se estás rouca ou de ressaca. O sms está para a comunicação como o som para o cinema, mas ao contrário. Regressámos ao mudo e podemos voltar a sonhar.
O sms foi o fim do controle da sexualidade das mulheres pelos homens. A epístola sempre foi o terreno por excelência da infidelidade feminina. Mas quando Fanny escrevia de Baltimore ao jovem Eça, cônsul em Habana, tinha três meses para se recompor da fraqueza natural que toda a escrita arrasta. Já com o mail elas ficaram muito mais ousadas e sem tempo de recuperação. A escrita sms fez mais pela libertação da mulher que todos os movimentos feministas juntos. A escrita sms é a pílula destes anos com a vantagem que nenhuma mulher pode ser proibida de usar telemóvel.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial