05 abril 2004

2. Livraria, diz: Poetria e Assírio & Alvim (Porto)

Vou fazer mais ou menos uma transcrição do comentário que deixei no Mal, ok? :)
Tenho duas livrarias de eleição neste momento que são a Poetria (Rua das Oliveiras, 70 - Porto - junto à Praça Carlos Alberto) e a Assírio & Alvim (Rua Miguel Bombarda, 531 - Porto).


A Poetria é um lugar pequenino que é como estar em casa de alguém e e poder passar as mãos nas suas estantes de livros, só que essas estantes são muito ricas e tentadoras, fazem-nos esquecer as listas de livros desejados que trazemos na carteira.Um lugar onde facilmente começam a tratar-nos pelo nome, com grandes sorrisos de honesta simpatia, aqui e ali a partilha de uma história engraçada a propósito dos livros e autores ou então uma sugestão que acaba por transformar o dia. É um lugar onde nos atendem bem e onde facilmente nos sentimos bem. Além de geralmente encontrarmos aquilo que procuramos.

Da Assírio & Alvim gosto porque está mesmo ali no meio das galerias todas, e para chegar à livraria não resisto a demorar o dobro do tempo até ao fim da rua, se porta sim porta não ouço o chamamento das exposições. Depois a livraria também é um espaço relativamente pequeno, portanto acolhedor, onde nos recebem igualmente com sorrisos e simpatias, e onde - como diz a Cristina - realmente não cheira a Mofo. Gosto da Assírio porque está ali numa zona que gosto muito e que quase serve de pretexto para um passeio pelo Porto. Dali aos jardins do Palácio de Cristal são uns passinhos.

A Cristina também já falou da Leitura, mas eu só queria acrescentar (ou reforçar) uma coisa. Quando se quer encontrar um livro que não se encontra em mais lado nenhum, a Leitura é o lugar para o procurar. Nunca lá me disseram uma vez que fosse 'não temos'. É talvez o melhor exemplo no Porto de profissionalismo e competência em livraria, não que o espaço seja tão convidativo como os anteriores, mas mesmo assim. O que não há de momento, é sempre possível arranjar, encomenda-se. Ali arranjaram-me os livros do Michaux e do Artaud que não vi em mais lado nenhum.

E acho que já chega.


//sent by Insensatez, Littleblackspot

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial