13 dezembro 2003

Manifestação

Paul Berman , escritor de esquerda liberal norte-americana que apoiou a invasão do Iraque, deu uma entrevista à revista Letras Libres (27: 92-94, 2003). Ele argumenta que a batalha principal que está a travar-se é, no interior da civilização muçulmana, uma guerra entre a civilização liberal e os seus inimigos. Deveria haver movimentos estudantis em todas as cidades manifestando-se nas ruas, proclamando a sua solidariedade com os estudantes de Teerão e com a sua demanda de liberdade, conclui.
Shirin Ebadi, prémio Nobel da Paz, a primeira mulher muçulmana a receber este galardão, foi a Estocolmo esta semana. Levava a cara descoberta, deu a mão a homens e visitou universidades- o que lhe valeu a admoestação dos que mandam no Irão e lhe chamam Sharon Ebadi. E disse: A preocupação dos defensores dos direitos humanos aumenta quando estes são violados não apenas por aqueles que se opõem a eles, mas também pelas democracias ocidentais. E acusou os nossos estados de praticarem uma dupla linguagem, ao permitir o encerramento dos prisioneiros na base americana de Guantanamo, em Cuba e a não aplicação das resoluções da ONU sobre Israel.
Fui de manhã para as ruas, cheias de sol e de garrafas abandonadas pelas manifestações estudantis da madrugada. Se por acaso alguém me viu : estava a manifestar-me a favor de Shirin Ebadi, contra o fundamentalismo islâmico e a hipocrisia ocidental. É o que faço todos os dias, hoje com particular convicção, talvez pelo sol que me lembra que chegou dezembro, diciembre, december, décembre.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial