22 outubro 2003

Trabalho de Casa: o dicionário de O Mal


alcachinar - curvar; alquebrar; curvar-se; encolher-se; amarrecar-se; acabrunhar-se.ex. a sua silhueta alcachinada, sinal do percurso que fizera para conseguir ocupar o cargo que agora detém, acentuava-se ao lado do sorriso bonacheirão do senhor da bengala.

alquilar - alugar ou tomar de aluguer ex. tinha estranhado a palavra quando a vira pela primeira vez e afinal também em português se pode alquilar um espaço que se quer ocupar sem ter (pela língua nos aproximamos dos castelhanos).

amaxofobia - medo mórbido aos veículos em marcha ex. não fossemos dependentes deles, em breve todos sofreríamos de amaxofobia.

amocambar - juntar em mocambos (mocambo - bras.: grande moita onde se abriga o gado nos sertões; abrigo de quem vigia a lavoura ou as plantações); esconder ex. amocamba-se, como quem se resguarda da vida


já agora, sabiam que alvalade quer dizer "espécie de estrado destinado a permitir que dele se vejam procissões e outras solenidades" e que tanto pode significar cadafalso como palanque? é só uma curiosidade, que eu no futebol não me meto...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial