26 outubro 2003

Trabalho de casa: dicionário de O Mal


As 14 mil palavras do Houaiss não são todas as palavras da língua portuguesa. Pedreiros da blogosfera, empunhando orgulhosamente o escopro, todos os dias criam algumas. Sem medo desse ofí­cio, aqui.
Conheci, de raspão, três bloggers: o Nuno dos aba, o Nuno da klépsydra: escrevem textos (literários) muito interessantes. São engenheiros fí­sicos. O Nuno da klepsydra disse-me que o titular desse espanto que é umblogsobrekleist, o alexandre, é...engenheiro físico. Mas o que andam a escrever os gajos das letras? Sobre biologia, suponho.
O Sérgio aba, ensinou-me que o medo dos preparativos da viagem se chama efodiofobia. (Pessoa seria assim um efodiófilo que não chega a viajar).
Ouvi a L. a palavra músula, referida a músculo da coxa (de musle?). Ausente do Houaiss.
Gosto da palavra musse. Agora que se calou a musse dos dias sinto a falta da s.a. Gosto da musse da cidra, e da musse da cerveja- bem mais do que da cidra e da cerveja. Gosto da musse com que desenhas umas madeixas no cabelo. E da musse de algumas aves sacrificadas. E da musse de café, enfim.
Adoro a palavra musseline. E o tecido leve e diáfano. Hei-de visitar Moussoul, liberta da ditadura religiosa, para ver as mulheres passar, sorrindo, com túnicas de seda transparente e de algodão muito leve.
O áfodo é um tubo secreto que liga, nas esponjas , a câmara flagelada ao canal excorrente. E a afodosia é a acção de se distanciar (provavelmente com alguma repugnância, porque esta palavra designava, também, o vómito).
Uma palavra de que não nos podemos afastar muito é a palavra musgo. As briófitas estão agora em toda a parte (excepto nas nossas ruas de asfalto e nos nossos shoppings de plástico, infelizes). Fofo é o musgo no brejo.

Musicaria é a loja onde vou agora procurar a banda sonora de Kill Bill, o Quarto Filme de Tarantino com a Daryl Hannah e a Lucy Liu tão lindas que quase comovem e a tua face, Uma, retalhada pela crueldade sem nome de um homem!
Está um dia lindo de outono, dizem os que acordaram cedo. Talvez encontre no caminho um musiquim.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial