23 agosto 2003

Ruído de fundo

Acordo na cela a meio da noite para mijar
E ao voltar para a cama aos apalpões
Vejo a lua dos namorados, medalhão de arte!
Lembro-me da força e da dor
De ser jovem; não voltará jamais
Mas está algures intocável para outros.
Acendo a luz e escrevo

A minha irmã partiu para as ilhas do grupo ocidental.
Já nem ela acredita na missão insensata
De procurar a que escreveu palavras tão escassas
Num tempo tão breve
E se calou.
Estou à vontade- ela não me vai ler
E quando voltar
Terá acabado o tempo dos blogs.

Peço desculpa a todos que enganei
Com palavras palavras
Palavras que pareciam arder
E que eram afinal as ratazanas
Que incendiávamos no pátio
E procuravam a água das sentinas

Peço-te desculpa
h. A mulher que levavas no mustang
Não era tão espectacular assim.
E a ti pontinho de luz
Também tu em silêncio esta noite.

E a ti L. que tiveste o bom senso
De nunca ler
E enviar pontualmente para a reciclagem
As folhas mentirosas que preenchia.
(Com as tuas mãos misericordiosas
Querias repor a ordem
Na minha pobre cabeça perturbada).

E a ti, Incerteza, que fingiste acreditar
Que eu tremia.
Quando eu tremia por pura emoção literária
Ou tão só por falta de alcoól
E excesso de tabaco.

Peço desculpa a todos e a ti também
Que me mandaste as moradas
Da que o vento empurrava na direcção errada.
(Alguma culpa hei-de ter
Para estar para aqui –há tanto tempo
Sem culpa formada)

Fui este verão perseguido
Por uma frase que não percebia.
A frase que solta Tongoy
Ao aproximar-se do Pico:
- Não haverá no Paraíso outra morte?
E lembro-me agora de outras frases
Que acompanham a minha vida.

P.:- Então é aqui que se vive?
Quando entrava no pátio da taberna
Onde naquele outro verão
Nos espreguiçávamos
Como lizardos.
O . com voz trágica:- O ser humano
Não suporta demasiada realidade.
F, o bufão:- Comeu-se demais na terra.
O meu pai:- Estou lúcido.
( E nós sabíamos que era a Tabacaria
E tremíamos pelo palavrão
Que podia estar eminente).
- Vai ser tudo tão lindo, vai correr tudo tão bem!
O JMPS.

Agora, na Cadeia Penitenciária, esta noite
Há homens que são palavras, palavras que são homens.
A malta do teatro
Doida porque a Capital da Cultura
O encenador, as verbas prometidas,
A jornalista dos olhos tristes
Foram a banhos e ficou suspensa
Aquela experiência de liberdade.

Os Oscarianos:-Pobre Sibyl! Que romance
Vivera.
E ouço: Tantas vezes vivera a sua morte no palco.
E depois fora tocada pela verdadeira morte
Que levou consigo.

Os Rilkeanos: - Quem se eu gritasse
Me ouviria.
E digo baixinho: Mesmo que me apertasse
Contra o seu coração eu morreria
Da sua existência mais forte.
Outro:- Todo o anjo é terrível.
Continuo, mesmo sem querer:- Oh árvore da vida.

O cigano a quem chamam o oitavo fragmento:
- Esta é a taciturna ascensão dos falos.

Os vagantes: - Quem é que nos virou?
Há quem ria. Mas sei que eles continuam:
- Em tudo o que façamos, estamos sempre na atitude
De alguém que parte.

Alguns partiram.
O moldador, Hugh Olaff de Wet, por exemplo
Que prometera a máscara do director.
Os que no recreio, com vénia exagerada
E dedo no ar, repetiam:
- Este é o cheiro da cidade no Verão.

O grupo do húmus. O testa de ferro:
- Desde que não há Deus que tudo são palavras.
E o resto do bando:em coro:- Todos os heróis
São mártires e todos os santos
Foram iludidos até à morte.

E o líder:- Estive anos a rezar a uma cómoda
A falar a uma cómoda, a sofrer diante de uma cómoda.
Fui grotesco e tu não vias. Fui grotesco
E tu não existias.



Quando tudo se calava, quando a lua – losango do amor,
Desaparecera da janela de grades
Quando enfim parecia que se ia poder dormir
Começa um ruído que é de início um silvo
Na distância, um sopro, a máquina do mundo
Ligada por de baixo
Aproximando-se devagar, até
Ser uma frase murmurada
Que se vai articulando
Sílabas só adivinhadas
Uma frase da esperança pobre das prisões:
Eis-nos de novo a sós, ó poesia.


(créditos: A mija começou por ser de Larkin, as ratazanas foram incendiadas por David Gonzalez- antologiado por J.M. Magalhães, Eliot –tão actual, Luíza Neto Jorge e Àlvaro de Campos- citações antigas, Rilke dos Cadernos de Malte e das Elegias de Duíno, Oscar Wilde, Sei-lá, Raul Brandão, René Char- o tête a tête final)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial